domingo, 15 de novembro de 2009

A CIÊNCIA DA TRETA



Vivemos num ambiente regido pela Treta (algo escondido no sentido de armação), que exige do operador certas habilidades que não são encontradas na maior parte da sociedade, na medida em que exige falha de caráter, arrogância e uma boa dose de intolerância, mistura essa encontrada com certa fartura, junto aos nossos representantes políticos e gestores públicos.


Entender a ciência da Treta passa a ser uma necessidade atual, para que seja possível rapidamente detectar e desarmar as armadilhas engenhosas montadas por aqueles que querem sempre levar algum tipo de vantagem de forma desonesta.


Toda Treta ao distorcer a percepção da realidade para os incautos, proporciona ganhos ilícitos para os interessados, prejuízo direto para cada vítima e indireto para a sociedade. As principais tretas percebidas estão relacionadas a seguir.


TOP 10
1ª Autoridade em tempo integral
O ser humano desempenha durante às 24h do dia, vários papéis diante e diferentes grupos. Se durante o expediente funcional é um Deputado, na sala de aula é apenas um aluno como os demais, no restaurante é um cliente, em casa é o pai, o marido, etc. Pessoas são Pessoas e não cargos que ocupam em seu local de trabalho. Quando alguém se apresenta informando que é o cargo que ocupa, pode ter certeza que é Treta do tratamento diferenciado que não tem direito.



2ª Da impotância do cargo
No exercício das funções as pessoas executam tarefas, com prazos e responsabilidades vinculadas às competências exigidas. Todos são importantes. O Status de um Goleiro é dado por sua competência reconhecida pelos torcedores (clientes) em razão das defesas que proporciona para o seu time. Isto vale para todas as profissões que agregam valor para os seus clientes. É Treta ficar criando status para cargos, na medidan em que os resultados úteis são produzidos por pessoas.



3ª Democracia corporativa
O poder no mundo corporativo é acessado através de uma carreira funcional, onde competências requeridas são agregadas com o passar do tempo ou através de eleição em processo democrático. A indicação política de pessoas para cargos, sem que possuam as competências requeridas é Treta, Assim como é Treta a eleição onde o voto é permitido para apenas um segmento dos cargos existentes na organização.



4ª Atividade de menor valor
Nas organizações públicas ou privadas não existe atividade de menor valor. No mundo corporativo existem atividades executadas que exigem maior ou menor complexidade de competências. Na área privada vale a regra de mercado, onde os salários são fixados em razão da oferta e da procura de determinada competência. Na área pública, se está regra fosse aplicada, os professores teriam a maior remuneração. Na área pública a Treta da remuneração decorre em razão da proximidade da atividade executada junto a Administração Superior ou a possibilidade de voto do grupo corporativo.



5ª O papel aceita tudo
Treta do faz de conta. Os gestores públicos são campeões em produzir planos e relatórios que não dizem nada de relevante. Quando um gestor comprometido como o patrocínio do interesse privado gasta seu tempo e energia para atender as demandas privadas, sobra pouco ou nenhum tempo para atender as demandas vinculadas ao interesse público. Prazo esgotado, só resta criar um relatório “coloque qualquer coisa”. Como quem fiscaliza, também faz de conta, se o relatório apresentar qualidade gráfica e muitas fotos, de preferência do gestor, tudo fica resolvido.


6ª Responsabilidade zerada
Treta do eu não sabia. Isto decorre do fato do Gestor público ser avesso em assumir responsabilidades, fixar metas, e cumprir um cronograma, vinculado a ações que precisa executar no limite dos recursos disponíveis.


7ª Ausência de recursos
Treta do meu pirão primeiro. Os recursos existentes quando priorizados para o interesse privado, impedem que outras ações de interesse público sejam realizadas.


8ª Justiça administrativa
Garantido os recursos na treta anterior, o próximo passo é dar caráter de legalidade e de justiça em processo administrativo, que assegura juros, correção monetária e prescrição de direitos sem limite. Para operacionalizar está justiça ágil e efetiva para poucos, o rito é sumaríssimo: pedido, parecer jurídico fornecido geralmente por um interessado e aprovação da Autoridade maior, que também é interessada. Tudo simples e rápido. É nesta tetra, que surgem os atos secretos.


9ª Posso tudo
Quando tudo parece possível, questões relacionadas a legalidade e moralidade ficam num segundo plano. Integrantes do grupo de interesse são destacados para cuidarem de instituições privadas, recendo remuneração pública, praticando atividades econômicas privadas, que para o cidadão comum praticar os procedimentos estão submetidas a requisitos de extrema legalidade.


10ª Ameaça velada
Treta que consegue preservar todas as anteriores. Para quem se propõe a denunciar qualquer Treta, fica sempre o chavão, “você está arrumando para a tua cabeça”, “você sabe o que está mexendo”, “não se mete nisto, você não vai mudar o mundo.” Por covardia as pessoas vão se acovardando, se anulando e aceitando tudo.

Nenhum comentário: