quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Veneno ou alimento?




Houve um tempo em que não existia oxigênio na atmosfera terrestre. Aliás, o oxigênio era tóxico para os organismos então existentes.
Mas houve um deles – a bactéria azul – que, além de resistir ao oxigênio, produzia-o em resultado do seu metabolismo. Na verdade, foi a precursora das árvores e plantas atuais, que expulsam o oxigênio como detrito do seu alimento.
Nessa altura, porém, existiu uma guerra de morte: todos os organismos sensíveis à toxicidade do oxigênio acabaram envenenados. Durante mil milhões de anos, a Terra ficou exclusivamente coberta pela bactéria azul.
Os outros organismos tentavam reproduzir-se, por vezes escondendo-se na água. À superfície da Terra só sobreviveram os que resistiam ao oxigênio. Mas o maior êxito foi daqueles que, para além disso, começaram a usar o oxigênio em seu proveito.
O veneno passou a ser alimento. Os seres vivos diversificaram-se, ganharam autonomia, povoaram a Terra e deram origem aos humanos. O oxigênio já fazia parte da atmosfera.
Os humanos lá foram evoluindo, adaptando-se a todas as contingências, trocavam bens entre si até produzirem dinheiro. O dinheiro, a princípio, apenas substituia os bens. Mas depois autonomizou-se e correu à volta do mundo.
No seu caminho, já provocou desastres e foi venenoso, embora beneficiasse quem se alimentava dele. Hoje, faz parte da atmosfera dos humanos, e é produzido sem cessar pelos Bancos Centrais, a nova bactéria azul. Se é veneno ou alimento, depende do modo como nos adaptamos a ele.

Texto de José Luís Pio de Abreu - blog Rerum Natura

Nenhum comentário: