sábado, 19 de julho de 2014

Ponte de Laguna x Ponte de Millau

Ponte de Laguna/SC


A obra é parte do projeto de duplicação da BR-101 sul, com  2.825 metros de comprimento e 25.3 metros de largura. Os 400 metros do vão central da ponte serão suspensos por 60 cabos de aço (15 para cada lado). As duas torres terão tamanhos diferentes. A torre Norte terá 65,07 metros e a torre Sul terá 52,10 metros. O Investimento inicial é de 597 milhões de reais.

Ponte de Millau sudoeste da França

As informações a seguir retiradas da Wikipesia, indicam que o viaduto Millau é formado por oito trechos construídos em aço, suportados por cabos estaiados escorados em sete pilares de concreto (betão) armado. A pista pesa 36.000 toneladas, e tem 2460 metros, com 32 m de largura por 4,2 metros de altura. Forma a maior pista suportada por cabos do mundo. Os seis vãos centrais medem 342 m cada e os outros dois, nas pontas, 204m cada. A pista de rolagem tem uma declividade de 3% do sul para o norte, com curvas suaves de 20 km de raio, o que dá aos motoristas excelente visibilidade. Comporta duas faixas de tráfego de cada lado.
Os pilares medem de 77 até 246 m, com a seção variando de um diâmetro de 24,5 m na base até 11 metros no alto. Cada um pesa 2230 toneladas. Os pilares foram construídos primeiro, juntamente com pilares adicionais e temporários em aço, então as rampas deslizaram por eles a uma velocidade de 600 mm a cada quatro horas, pela força de macacos hidráulicos guiados por GPS.
A construção começou em 10 de outubro de 2001, e estava planejada para durar três anos, mas as más condições climáticas atrasaram a inauguração para o dia 14 de dezembro de 2004 e aberto ao tráfego dois dias depois.
A construção da ponte consumiu mais de 394 milhões de euros, com uma praça de pedágio 6 KM a norte adicionando mais 20 milhões. Os construtores, Eiffage, financiaram a construção, pela concessão do direito de recolher pedágio até 2080. Entretanto se a concessão for muito rentável, o governo tem a opção de assumir a ponte em 2044.
A construção consumiu 127.000  de concreto, 19.000 toneladas métricas de aço para a estrutura e mais 5.000 toneladas métricas de aço pré-estirado para o estaiamento. Os construtores afirmam que a ponte tem uma vida útil estimada em 120 anos

Fica a dica: Vamos acompanhar o tempo que vai demorar para ser aberta para o tráfego e o custo da ponte de Laguna!

Um comentário:

Anônimo disse...

Sobre o assunto em pauta gostaria de contribuir indicando o excelente site Controle da Gestão Pública, o qual pode ser acessado no seguinte link: http://www.controledagestaopublica.blogspot.com.