sexta-feira, 7 de março de 2014

Acorda Brasil

200 países, 200 anos é um vídeo único. De forma clara, simples e inteligente, demonstra como os países se desenvolveram nos últimos 200 anos, realiza um diagnóstico atual, e nos dá a chave para entendermos que o progresso futuro de um país, passa necessariamente pela geração de riqueza. Este é uma caso onde a imagem fala mais do que 1 milhão de palavras.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Reflexão: por quê os Livres pensadores sofrem Excomunhão, ou são taxados da Esquerda ou da Direita



Para a Dra. Edna Paciência Vietta, o Homem tem a capacidade inata de procurar explicação de fenômenos sobrenaturais e isso o difere dos animais. O Homem primitivo não tinha como entender eventos mais complexos, como a erupção de um vulcão, um eclipse, um raio, uma doença. O Homem moderno busca explicações, que lhe sejam compreensíveis mesmo que a razão científica, ainda que provisória, não lhe confira a certeza dos fatos. A prova da existência de Deus foi até bem pouco tempo, assunto evitado no meio científico. Falar sobre a influência da Fé e da Religião na saúde das pessoas era até então tabu no ambiente acadêmico, no entanto, hoje, a ciência deixa de lado todos os preconceitos e torna o tema uma exigência imprescindível na formação de profissionais da saúde e no entendimento, cura e reabilitação do ser humano.
“Todo homem é um ser religioso que tem dentro de si uma força que o impele para Deus”. Carl Gustav Jung (1875-1961), renomado psiquiatra e psicólogo suíço se referiu a esse desejo profundo de buscar e adorar uma força e um poder superior quando escreveu em seu livro The Undiscovered Self’ (O Eu e o Inconsciente), que “essa manifestação pode ser observada em toda a história da humanidade”.
Aléxis Carrel (1873-1944), renomado cientista francês, prêmio Nobel de Medicina em 1912, declarou magistralmente: “só a religião propõe solução completa para o problema humano”. Entenda-se a religião não a crendice nem a superstição. A crendice deturpa o conceito de religião e pode levar pessoas aos desequilíbrios emocionais e a doenças.
Na busca da demonstração do que está em cima é igual ao que está em baixo de Hermes Trismegisto, aflorou a natureza política do homem, na medida em que Ele sempre está envolvido em alguma atividade relacionada a outras pessoas, buscando a manutenção de seus direitos e deveres inalienáveis, promovendo com isso uma vida de alegrias ou dissabores, realizações ou frustrações que são frutos do reflexo do seu caráter, pensamentos e atitudes.
Portanto, quando uma pessoa opta por um cargo político, deveria assemelhar-se a ao Bom Pastor, na procura da solução completa do problema humano, saindo do campo da promessa para o da ação que realiza, comprometida com a paz e a felicidade das pessoas a quem representa.
O ponto convergente da religião e da política é o ser humano. E ser humano é um vinculado da expressão “vida”. Não pretendo aqui explorar a origem da vida, mas sim a condição de vida, quem em tese é para ser vivida no paraíso, imagem comum nas religiões. Contudo, o homem, e apenas o homem, consegue deturpar o que é simples e geralmente expresso na natureza, a exemplo da liberdade e da paz.
O ser político deveria ter o compromisso de mostrar que é capaz. Falar que é capaz é fácil, principalmente no momento em que se pede o voto. Difícil é agir com clareza e de forma comprometida. A história tem demonstrado, que não importa o regime político ou a cor do partido, a condição de progresso de uma sociedade, está vinculada a grandeza do caráter e sabedoria de quem está no comando de uma organização ou de uma nação.

Hoje a sociedade dispõe do Voto para escolher o seu representante junto ao Poder Legislativo e Executivo. Este voto irá abrir a porta para o futuro de uma nação ou de uma localidade. É importante neste momento de escolha, abstrair a ideologia religiosa e a cor partidária, e focar na promessa, no compromisso e na palavra empenhada do homem sério, honesto e justo. Devemos expurgar da vida política da mesma forma como foram expulsos dos templos os falsários, os dissimulados e os corruptos, sem compromisso com a ética e o bem comum.

O poder do uso de um símbolo




Apenas para reflexão...
A Wikipédia registra que imagem da cruz suástica é um dos amuletos mais antigos e universais, sendo utilizada desde o Período Neolítico. Foi também adotada por nativos americanos, em diversas culturas, sem qualquer interferência umas com as outras. A Cruz Suástica também é utilizada em diversas cerimônias civis e religiosas da Índia: muitos templos indianos, casamentos, festivais e celebrações são decorados com suásticas. O símbolo foi introduzido no Sudeste Asiático por reis hindus, e remanescentes desse período subsistem de forma integral no Hinduísmo balinês até os dias atuais, além de ser um símbolo bastante comum na Indonésia.
O símbolo tem uma história bastante antiga na Europa, aparecendo na cerâmica da pré-história de Troia e Chipre, mas não aparece no Egito antigoAssíria ou BabilôniaA. H. Sayce sugere que a sua origem é hitita.2No começo do século XX era largamente utilizado em muitas partes do mundo, considerado como amuleto de sorte e sucesso. Entre os nórdicos, a suástica está associada a uma Runa, Gibur, ou Gebo.
Desde que foi adotado como logotipo do Partido Nazista de Adolf Hitler a suástica passou a ser associada ao fascismo, ao racismo, à supremacia branca, à II Guerra Mundial e ao Holocausto na maior parte do Ocidente. Antes ela havia reaparecido num reconhecido trabalho arqueológico de Heinrich Schliemann, quando descobriu esta imagem no antigo sítio em que localizara a cidade de Troia, sendo então associada com as migrações ancestrais dos povos "proto-indo-europeus" dos Arianos. Ele fez uma conexão entre estes achados e antigos vasos germânicos, e teorizou que a suástica era um "significativo símbolo religioso de nossos remotos ancestrais", unindo os antigos germânicos às culturas gregas e védicas. O casal William Thomas e Kate Pavitt especulou que a difusão da suástica entre diversas culturas mundiais (Índia, África, América do Norte e do Sul, Ásia e Europa) apontava para uma origem comum, possivelmente da Atlântida.1
Os nazistas utilizaram-se destas ideias, desde os primórdios dos movimentos chamados "völkisch", adotando a suástica como símbolo a "identidade ariana" - conceito este referendado por teóricos como Alfred Rosenberg, associando-a às raças nórdicas - grupos originários do norte europeu. A suástica sobrevive como símbolo dos grupos neonazistas ou como forma de alguns grupos de ativistas ofenderem seus adversários

No Brasil, possuímos um governo abrigado sobre o símbolo do Pentagrama Gnóstico conhecido como a estrela de 5 pontas, símbolo de origem milenar, sempre presente para demonstrar garra e luta, capacidade de decisão, honra, coragem, disposição para a batalha, expressão de vitória e de conquista. Este símbolo reúne entre os seus mais importantes significados os atributos positivos do planeta Marte, sendo a sua utilização em magia bastante antiga. Todos sabemos que as estrelas, tal como representadas na iconografia, são representações do céu, das alturas, da astronomia, enfim, exortam o imaginário popular a olhar para cima e a buscar algum significado, a tentar transcender o quotidiano.

As 5 pontas representam Ar, Fogo, Água, Terra e Espírito. Os antigos Chineses acreditavam que existiam 5 elementos (madeira, fogo, terra, metal e água), 5 planetas, 5 estações, 5 sentidos, bem como 5 cores primárias, sons e sabores.
A concessão de uma estrela de 5 pontas é o mesmo do que colocar o indivíduo entre os deuses ou entre os grandes de uma cultura pelos seus atos de coragem. Traz consigo a ideia de atos de heroísmo conducentes ao alcance da graça de habitar um mundo de bem-aventurados, seja o Olimpo dos gregos ou o paraíso do pensamento medieval, associado ao céu.
Hoje o símbolo da estrela de 5 pontas tornou-se o elemento decorativo mais comum em festas, cerimónias e até apropriado por partido político. Traz consigo a ideia da necessidade humana de se ligar a mundos superiores através de uma atitude considerada socialmente como honrada, nobre e digna de comemoração como uma vitória sobre todas as vicissitudes. 
Contudo, é sempre importante lembrar que o uso de um símbolo revestido de simbolismo é o mesmo dos medicamentos. Quando usado de forma imprópria, a exemplo da Cruz Suástica, passa a fomentar energias contrárias ao bem. Para os ocultistas, o Pentagrama invertido, de Eliphas Levi, caracteriza a rotação de uma mesmo símbolo para o mal e representa hoje, todas as aflições que consomem a humanidade. Sobre a proteção de um símbolo invertido, nada de bom acontece. Isto vale para pessoas, organizações e nações.


quinta-feira, 20 de junho de 2013

20 CENTAVOS A GOTA QUE FALTAVA


A tolerância de uma nação em relação a estupidez política chegou ao fim. A nova sociedade do conhecimento, utilizando-se da rede mundial de comunicação, decidiu onde se encontrar e a pauta  do que não quer mais.
O fato concreto é que neste novo movimento social, a vinculação política é proibida, e não cabe aqui falar do óbvio.  Diz um ditado popular que quem planta ventos, colhe tempestades. Os políticos brasileiros sabem o que plantaram, e agora já devem saber o que  irão colher.
A manifestação popular já produziu, o cancelamento do reajuste do passe do transporte urbano, e a manifestação de prefeitos e governadores desorientados, ainda sem entender o que está acontecendo, por estarem tão distantes da polução, que já não percebem que o que se quer é algo simples, relacionado a respeito, a cuidado, a ser educado,  e a realizar na administração pública o interesse público, e não o particular.
Infelizmente, a imprensa que deveria informar, se prestou a focar seus comentários a confrontos pontuais, e não mostrou ainda a causa da irritação de toda uma sociedade, relacionada com os gastos públicos superfaturados na construção de estádios de futebol para a Copa do Mundo de 2014, um sistema de saúde falido,  um modelo de educação que não ensina,  uma justiça lenta  e cara dentre outras.

As pessoas de forma ordeira e pacífica, nesta caminhada pela cidade,  buscam  informar o que realmente desejam, já que os seus representantes políticos teimam  em fazer ao contrário. O que pode acontecer agora, é que na medida em que a representação política não atuar de forma correta, a sociedade deverá intervir, e repetir este movimento, com novos desdobramentos  ainda não possíveis de mensuração.

domingo, 26 de maio de 2013

Justiça do papel



Pretendo compartilhar palavras, sentimentos e reflexões sobre a justiça produzida por seu operador, que a meu juízo, está equivocado sobre o tempo da entrega e o escopo do produto JUSTIÇA.

O prazo de entrega para quem pede justiça não é o da eternidade, é para o agora. A justiça dos homens tem que ocorrer num espaço de tempo relativamente curto, caso contrário, para o injustiçado a nova injustiça que surge é muitas vezes mais cruel que a primeira. E, o descrédito da justiça dos homens alimenta o plano do divino, onde só a fé opera a Justiça.

Em relação ao escopo, não é admissível que a Justiça expressa numa folha de papel, com o nome de sentença seja a única entrega institucional da justiça. A simples entrega de uma sentença, realmente produz a justiça esperada? Os pressupostos organizacionais de eficiência, economicidade e eficácia estão presentes? E, se estão, é importante lembrar que estes conceitos são apenas de satisfação organizacional. 
Para o cidadão que precisa da justiça, o conceito que o satisfaz é o da efetividade, que se traduz em utilidade, e neste sentido, o Poder Judiciário precisa avaliar a satisfação de seus usuários, em relação a suas entregas.

Precisamos criar um novo pensamento sobre a criação da Justiça, que ultrapasse a reflexão ou contemplação de fatos, numerado em folhas de papel de processos onde as identidades dos envolvidos se resumem a RG e a CPF. A justiça deve estar a serviço da vida das pessoas, e não a de processos, que ganham vida na movimentação de folhas numeradas, onde despachos, assinaturas, e preparo, são mais importantes que o pedido de JUSTIÇA.

Se a hospitalidade é um imperativo ético que serve para uma relação pacífica entre os homens, e a racionalidade o imperativo da utilidade, precisamos incluir estes conceitos na operacionalização da Justiça, de modo a incorporar na Justiça do papel, o todo, que muitas vezes não está traduzido em palavras que peticionam, mas que se encontra disponível no contato com o interessado, com o mundo real e o virtual.

sábado, 11 de maio de 2013

Menos poder para o Estado



O contrato social que criou o Estado precisa ser revisto. É importante lembrar que o Estado é uma entidade abstrata, com “Poder”, exercido por servidores públicos que executam as atividades de Estado, e por políticos, eleitos por voto direto, que deveriam resolver os problemas existentes no Estado, para nós.
É sempre uma falácia achar que a interferência do Estado na vida das pessoas é algo bom. Precisamente porque são os burocratas que acabam interferindo na qualidade de vida de uma sociedade em democracias ainda não consolidadas, ao subverterem o interesse social a ideologia de plantão.
Lembrando sempre que o Estado deveria servir a sociedade através de seus agentes políticos e servidores públicos, sendo a disfunção observada, do servir para se servir, a causa fundamental dos problemas atuais da relação Estado x Sociedade.
Neste contexto, precisamos de menos Estado, pois menos Estado é mais autonomia, é dar às pessoas informações e deixá-las decidir o rumo das suas vidas. E isso não significa que elas vão errar e prejudicar-se. Mas impedir as pessoas de aprender com os próprios erros é como impedir uma criança de aprender a andar.
Numa democracia saudável, são cruciais os controles democráticos, que avaliam a formação das pessoas, sem limitar o poder perigoso dos cientistas de dar mais informação e formação científica às pessoas, sem esquecer-se que o cientista deve pronunciar-se imparcialmente, e não em defesa dos colegas e da classe profissional a que pertence. 
Infelizmente, ainda não possuímos mecanismos democráticos para retirar rapidamente dos cargos, aqueles que se apropriaram do Estado para fins particulares ou associativos. E, um Estado maior no atual modelo, salvo engano, e estritamente a meu juízo, só tem um propósito: a dominação ideológica.

domingo, 6 de janeiro de 2013

Gatilhos da Democracia



A democracia ganha vida na medida em que efetua a troca de lideranças, a cada ciclo eleitoral. O ritual democrático pressupõe que no final de cada mandato, a compulsória política seja o caminho natural para aquele que deixa o cargo.
A vitalidade e a oxigenação do modelo democrático não possuem segredos, na medida em que conjuga a lei e o costume. A lei fixa as regras para uma recondução e o costume faz o resto.
Conspira contra a democracia, a figura do prima-dona de partido, sem prazo de validade, que impede a renovação, na medida em que o ego e o apego ao poder não forma sucessor, para não expor o trabalho pífio realizado.
Se a eleição é o gatilho para a oxigenação da democracia, as novas safras de lideranças precisam ser formadas, expostas e avaliadas, para que possamos eliminar de uma vez por todas, a causa fundamental que alimenta os ditadores: ausência de renovação.