quarta-feira, 1 de setembro de 2010

O que conhece e O que faz

A seleção de pessoal tem como objetivo básico o de escolher e classificar os candidatos adequados às necessidades da organização. O que os candidatos precisam saber é que as organizações estão migrando o processo de seleção de pessoal, que passa a priorizar muito mais um currículo com base em competências, do que um currículo com base apenas em conhecimento.
Competência é o saber fazer, que permite comunicar informação, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas como por não especialistas; competências de aprendizagem que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida com elevado grau de autonomia.
Nas organizações a criação de novos conhecimentos continua sendo algo importante, a propagação também, mas a aplicação prática do conhecimento gerado passou a ser requisito primeiro, ou padrão de excelência. O padrão antigo exigia apenas a geração de conhecimento, agora o novo padrão exige que o conhecimento gerado possa ser agregado as competências das pessoas.
É importante destacar que o conhecimento geral, continua sendo necessário, não se trata do economismo redutor, mas é fato, que para cada ambiente, existem um conjunto de conhecimentos específicos, que só se traduzem em competências, quando o homem sabe o que fazer com este conhecimento.

Nenhum comentário: