domingo, 27 de abril de 2014

O intangível vai operar o mercado


Os gestores públicos e privados precisam de uma nova percepção, para compreender a mudança que está sendo exigida na forma de tratar as demandas sociais, que não mais podem ser atendidas de forma linear em um mundo que opera de forma exponencial. Os critérios tangíveis dos padrões ISO, SLA, SLM, PMI, etc, servem na essência para avaliar o mercado de commodities, onde se acredita que o que possuí valor é produto visível, e com preço universal.
A nova dinâmica do mundo atual dos negócios é regido pelos valores intangíveis agregados aos produtos e serviços. As pessoas e as empresas estão dispostas a pagar valores muitas vezes superiores, quando se agrega uma causa compartilhada, diferenciando-os de seus concorrentes e estabelecendo uma percepção de valor superior.
Para o cidadão esclarecido existem outros valores que devem estar agregados aos insumos de produção e comercialização, pelos quais está disposto a pagar um preço diferenciado, quando identifica, que através de suas demandas está contribuindo para um mundo melhor, justo e de paz, e desvinculado a degradação ambiental.
Neste sentido é possível compreender o crescimento de novos padrões de mercado relacionados a ausência de agrotóxicos, produção limpa, selo verde, balanço social, rastreabilidade, dentre outras iniciativas, que contribuem para processos transparentes e amplamente aceitos por todos.

Nenhum comentário: