A logística tem por finalidade
agregar valor ao processo operacional da organização como um todo, na medida
que consegue incorporar elementos para a competitividade, principalmente em
relação a custo, que afeta diretamente o resultado financeiro da empresa.
Sob o ponto de vista dos consumidores,
o que mais agrada, ao adquirir produtos ou contratar serviços, além de não ter
problema nenhum, é saber que estão consumido produtos que atendem a legislação e contribuem com o meio ambiente.
Contudo, reduzir custos e agradar o
cliente ainda não gera para quem paga a conta a percepção de “Valor Agregado”. O
Cliente hoje em dia procura o “algo a mais”, que extrapola os conceitos de “Venda”,
“Pós-Venda” e “Produção Limpa”. A preocupação agora é com o descarte do produto
ou embalagem do pós-consumo no meio ambiente de forma correta.
No Brasil, a Lei 12.305/2010
exige dos importadores, indústria, distribuidores, comércio, prestadores de
serviço e do cidadão, de forma solidária, o caminho reverso dos produtos do pós-consumo, com descarte em Ponto de Coleta certificado, preparado para receber e dar o destino correto aos resíduos possíveis de serem reciclados.
Uma grande oportunidade foi criada
para a área de logística, que passam a ter como nova atribuição, a “Gestão de
Resíduos” e os “Inventários” exigidos pela legislação vigente, de forma
transparente, e possível de auditoria, para que se possa com isso aferir a “Certificação
de Ecoeficiência”, um novo rótulo ambiental, que deverá “Gerar de Valor” para o
Cliente.
No mercado já é possível de se encontrar iniciativas inovadoras, a exemplo da empresa
SPONGE (www.sponge.eco.br), que disponibiliza
para muitos segmentos do mercado, uma plataforma web de Gestão de Resíduos e
Certificação de Ecoeficiência de forma gratuita. Neste ambiente, todas as
informações ficam disponíveis para o poder público fiscalizar, o que torna o
cumprimento da lei transparente para todas as partes envolvidas.
A necessidade da logística
reversa é uma nova exigência da sociedade, e o resultado para as organizações que estão incorporando esta nova prática, representa um “Pote
de Ouro” na outra ponta do Arco Iris para o pós-consumo dos produtos comercializados.
Um convite para fazer o mundo um
lugar melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário