sábado, 3 de agosto de 2019

O Gestor está submetido a Compliance



O termo compliance significa “em conformidade”, ou seja, indica que a empresa possuí processos que visam garantir a confiança de seus clientes em relação às exigências de segurança da informação, sigilo das transações, e demais normas que afetam seu core business.

Quando uma empresa está em Compliance, ela está atuando conforme às leis, que impõe observar:
1. Regras do negócio: que submete o negócio da empresa ao enquadramento fiscal, trabalhista e tributário, com transparência.
2. Regras relacionadas aos valores da organização: formalizadas em normas de conduta éticas.
3. Regras de mercado: compreende um conjunto de normas que submetem a atividade empresarial, e que impactam na competitividade e legalidade das atividades.

*  Lei nº 12.551/2011, que regulariza o trabalho remoto no Brasil.
* Art. 932 do Código Civil, a empresa tem o direito de monitorar o correio eletrônico e internet de seus colaboradores.
* Lei n.º12.965/2014 — mais conhecida como o Marco Civil da Internet e uma das mais importantes para o ramo da tecnologia da informação;
* Lei n.º 12.846/2013 — regulamenta práticas anticorrupção;
* Lei nº 12.850/2013 — referente a provas eletrônicas;
* Decreto n.º 7962/2013 — principal regulamentação do comércio eletrônico;
* Leis de nº 12.735 e 12.77/2012 — relacionadas à definição de crimes eletrônicos;
* Decreto n.º 7.845/2012 — fala sobre regras para tratamento da informação classificada;
* Lei nº 12.551/2011 — citada neste artigo, sobre Home Office e teletrabalho;
* Lei nº 12.527/2011 — a lei de acesso a informação;
* Lei nº 9.609/1998 — a primeira legislação sobre software;
* Lei nº 9.279/1996 — a conhecida Lei de Propriedade Industrial.
* Certificação PCI-DSS - Quem deseja efetuar transações eletrônicas com segurança deve seguir as recomendações do PCI-DSS a fim de evitar roubo de dados e fraudes com cartões de crédito e débito.

O respeito às leis sob a tutela do Compliance, visa garantir a segurança das informações de uma empresa, e impede que o risco da ilegalidade seja incorporado as práticas das organizações públicas e privadas.

As auditorias realizadas pela INSIGHT Inteligência em Gestão, observa na estruturação de seu processo os requisitos da legalidade e confidencialidade dos dados e informações estruturadas para o processo de conhecimento da organização.




Competitividade Empresarial – Requisito 1 para a sobrevivência do negócio.




O governo brasileiro estabeleceu como meta avançar 10 posições no ranking global de competitividade até 2022. Segundo o último ranking divulgado o Brasil caiu da 64ª para a 66ª posição entre 129 países. Já o Relatório Global de Competitividade, publicado pelo Fórum Econômico Mundial, aponta o Brasil na 72ª colocação, entre 140 países. O ranking geral é liderado pela Suíça, com mais seis países da Europa ocupando as dez primeiras colocações.

O governo pode ajudar a melhorar a colocação do Brasil no ranking mundial fazendo seu dever de casa, ou seja, deferindo Incentivos fiscais aos setores que efetivamente necessitam, eliminar a burocracia pública desnecessária, e atualizar a legislação ultrapassada que impõe alto custo administrativo e tempo de espera sem fim, que gera perda de oportunidades e que  alimenta as causa primarias de nossa baixa competitividade. A infraestrutura adequada e a logística de distribuição devem também ser priorizadas pelo Estado pois é um dos valores agregados ao custo de produção e comercialização que fazem o produto ser mais ou menos competitivo no mercado global.

No tocante a estrutura de trabalho, se observa que a competitividade na carreira impõe ao profissional habilidade relacionadas a Foco e Visão Sistêmica. Insto está relacionado com a capacidade de ler as tendências da área, e se preparar para o futuro, o que impacta diretamente em sua força competitiva, O ponto central desta análise é perceber que as tendências indicam o que precisa ser agregado nas competências pessoais para não ficar ultrapassado.

Para o empresário não importa o segmento de negócio, o fator chave para a competitividade se resume na excelência da gestão, que precisa cada dia mais de informações assertivas para subsidiar o que precisa ser decidido. A decisão certa alavanca os resultados do negócio, já a decisão errada ou torta, pode provocar o fim do empreendimento. Essa decisão chave, decorre de uma sucessão de decisões menores que conduzem para este momento em que se cria ou se destrói a força competitiva da empresa, e muitas vezes é tomada por sentimento e não suportada por informações estruturadas de forma adequada para dar os elementos necessários a tomada de decisão fundamental para o negócio.

Neste processo de estruturação da decisão para a competitividade, Volume, Variedade, Velocidade, Visualização, Veracidade, Viabilidade e Valor, passam a ser requisitos para agregar valor ao seu negócio, gerando insights e informações relevantes, preditivas e prescritivas sobre os negócios das organizações. 

A INSIGHT Inteligência em Gestão (www,insightig.com.br), coloca-se no mercado brasileiro como empresa focada em diagnosticar, auditar e promover a gestão do conhecimento, público e privado, de forma a agregar a competitividade como um valor permanente na organização.